Total de visualizações de página

25 de novembro de 2009

Ponto de Vista

Ontem na apresentação de novos produtos que a Vinho Sul está trazendo para o Brasil, o produtor e proprietario Cristiano Van Zeller apresentou seus vinhos da região do Douro em Portugal, onde sua familia produz vinhos desde 1760, eles também produzem o famoso vinho do Porto.

Seu enólogo Luis Duarte também esteve presente explicando como foi elaborado os vinhos da marca VZ e Quinta Valle D. Maria.

O local da apresetação foi na ABS - Associação Brasileira de Sommeliers.




E logo a apresentação dos vinhos que a Vinho Sul irá vender no Brasil.
Fomos no Hotel Unique onde o enológo Luis Duarte, apresentou no workshop vários vinhos do Alentejo - Portugal. Uma experiência unica.

Depois eu coloco as fotos dos vinhos portugueses.

16 de novembro de 2009

Lançamento

Agora chegou a vez das mulheres amantes de lambrusco. Acaba de chegar ao Brasil o novo "Vinho Villa Dell Vento LAMBRUSCO Dell' Emilia"!!!

Lambrusco branco e tinto.

Confiram.

15 de outubro de 2009

PONTO DE VISTA


Em entrevista no Programa Club Gourmet no Empório Forte do Pescado o Gerente da Vinho Sul no Maranhão o Sommelier Ricardo Andreatta fala sobre a desgustação dos vinhos Mapu Chardonnay, Mapu Sauvignon Blanc, Mapu Cabernet Sauvignon e o Mapu Merlot Reserva!!!

No final da matéria teremos o Sommelier da Expand explicando o que é "ENOGRASTRONOMIA" ensinando dicas de harmonização entre vinho e comida!!!


Veja a entrevista:

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=486019

"VINHO SUL ESPALHANDO ESSE PRAZER".

22 de setembro de 2009

KITS


Olá pessoal agora a Vinho Sul está com novidades, na compra dos vinhos Mapu, Rayun e Temático você escolhe a caixa para presente. Se você quer dar um presente exclusivo e diferenciado a hora é essa. O fim de ano também está chegando, já agende seu pedido para as festas de fim de ano.

Qualquer informação adicional envie-nos um email para: andersonvinhosul@gmail.com

Vinho Sul

"ESPALHANDO ESSE PRAZER"


18 de setembro de 2009

Jabá!!!


Como é de costume, uma mão lava a outra!!!

E como o nosso Amigo Rodrigo Góes é um excelente cliente, comprando e divulgando meus vinhos, porque não ajuda-lo.

O Rodrigo está com uma empresa de "AQUAPAISAGISTA", é isso aí paisagismo em aquários todos os modelos e tamanho, peixe de água doce ou salgada.

Aquários, peixes ornamentais, acessórios nacionais e importados. Aquários e móveis sob medida.
Montamos aquários marinhos, lagos e fontes.

Agende uma visita.

Contato:
Cel: (15) 8133-0038
E-mail: drigue1805@hotmail.com

8 de setembro de 2009

Mais um!!!








Mais um ponto de venda dos vinhos, Mapu, Rayun e Temático em Tatuí!!!

Na Casa de Frutas Eldorado do nosso amigo Serginho.

Além é claro de frutas de altissima qualidade e variedades, verduras e legumes, você encontra nossos vinhos!!!

Lembrando que eles mudaram de endereço, Av. Dr. Salles Gomes, 292 - Fone Delivery (15) 3259-2934.

Serginho, Renato em especial Dona Maria (que eu adoro, ela faz umas porpetas, humnn, já deu água na boca, deixa pra lá, rs).

Um grande abraço e boa sorte.

Sucesso!!!

VINHO SUL "ESPALHANDO ESSE PRAZER".

31 de agosto de 2009

Pipoca com Vinho

Dica da semana!!!

Assistir um bom filme,
acompanhado de uma boa companhia,
comendo pipoca e claro,
tomando um bom vinho.

Walter Porciuncula, inova e cria o blog www.pipocacompimenta.com.br
facilitando nossas vidas naquele momento de duvida, "que filme que vou assistir?"

agora é com vcs acesse e divirtam-se!!

Boa sorte Walter!!!

"Vinho Sul, Espalhando esse Prazer"

30 de agosto de 2009

Em Tatuí vc acha!!!



Agora em Tatuí você encontra mais 2 pontos de venda do nosso vinho,
- Condominio Colina das Estrelas no Colina's Bar (Bar do Abude) - Fone: (15) 3305-32336

- Republica Botequim (Rua Treze de Fevereiro. Fone: (15) 3259-7667. www.republicabotequim.com.br

Essa nova parceria vai dar no que falar. E lembrando que a Banca do Eli também tem nossos produtos, foi o primeiro cliente de Tatuí a acreditar nos nossos vinhos. (15) 3251-3535.

A Vinho Sul espalha esse prazer!!!

21 de agosto de 2009

Novo Mapu!!!




Pessoal, acabei de receber o folder do novo vinho Mapu, agora temos o Mapu Sauvignon Blanc Reserva 2007.

Esfriou tome vinho, está indeciso(a) a tantas opções, fale comigo.

e-mail: andersonvinhosul@gmail.com

Para ampliar, é só clicar nele.

"Espalhe esse Prazer".

20 de agosto de 2009

Ponto de Vista!!!



Quinta passada, em nossa Sede "Quinta dos Amigos", em uma conversa informal eu e o Romulo falavamos de vinho, nenhum em especifico, até então que comecei a falar dos meus os vinhos que estou vendendo. Os vinhos Mapu e o Rayun, vinhos chilenos e o Temático, vinhos argentinos, recém chegados ao Brasil. Ele me disse que foi a uma degustação na cidade de Americana, a partir daí que surgiu a idéia de fazer uma "entrevista" de sua experiência.

Aproveitem a leitura.

Romulo: Ótima iniciativa Anderson!
Além de vc estar expondo os vinhos, esse blog tb traz boas informações. Aproveitando minha visita, gostaria de comentar uma ótima oportunidade que tive em participar de uma degustação na cidade de Americana, apresentada pela sommelier Marcia Gombos, que escreve uma coluna semanal para o portal IG canal Gourmet – Vinho em notas.

A princípio, gostaria de deixar bem claro que não sou nenhum expert no assunto, apenas comentarei algumas informações q achei interessante. Começamos a degustação com um vinho espumante (diz-se espumante e não Champagne, pois só poderá ser rotulado dessa maneira, desde q tenha sido produzido na região de Champagne, por termos de legislações, etc...), passamos para o vinho branco, rosé, tinto e finalizamos com um vinho licoroso (a mesma regra do “Champagne” serve pro vinho produzido na região do Porto). Não serei chato de comentar sobre os vinhos, mesmo pq tenho preferência por vinhos tintos... Aliás, havia uma ótima garrafa de Carmenère chileno, a uva do momento no Chile!.

Embora muito dos participantes estivessem preocupados com as possíveis combinações vinho-comida, deverá prevalecer o bom senso: vinho branco com carnes brancas, vinhos tintos encorpados com carnes e queijos fortes, e por aí adiante, lembrando que no universo do vinho tudo é possível!

Ao servir uma garrafa, a mesma deverá ser imaginada como parte de seu braço (uma extensão) segurando em volta dela, e não encaixando o polegar na “entrância” do fundo dela como alguns podem achar até mesmo chique, ou, ainda acharem que quanto maior for essa “entrância” mais premiações o vinho recebeu (dizem q faz parte do conjunto anatômico q reforça a garrafa). Controvérsias a parte, fomos testar a habilidade visual (cores, transparências,...) e vimos que quando o vinho gira pela taça ele deixa uma breve camada em sua parede que, ao escorrer de forma rápida ou não, nos informa a graduação alcoólica.

Outra coisa interessante foi saber o motivo pelo qual (já que eu ainda não sabia) o garçom oferece a rolha pra quem bebe o vinho: pra que seja percebido pelo olfato, se o vinho estragou durante o processo de arrolhamento (se sim, a rolha estará com cheiro de papelão molhado...), já que rolhas da casca de sobreiro (espécie de árvore) podem servir de habitat a um tipo de fungo e, se o processo de esterilização da rolha não foi feito de forma correta ela poderá transmitir o fungo pro vinho, e ai já viu.... Por isso alguns fabricantes já estão utilizando outros tipos de rolha, e a tendência será as mesmas usadas na “keep cooler” (pra quem lembra) e até mesmo já usada por algumas garrafas aqui apresentadas em seu blog, pois ela possui um conjunto em sua parte interna, um pequeno lacre que impede a entrada de ar e possível oxidação do vinho (além de não transmitir nenhuma “doença” ao vinho).

Hora dos aromas. O vinho desprende diversos tipos de aromas, e esses aromas estão longe de ser essências adicionadas durante o processo, mas sim substâncias químicas formadas durante o processo de fermentação, e esses compostos químicos formados, poderão ser associados a aromas similares aos que estão presentes em nossa memória olfativa; por isso pode-se dizer que é algo particular: você poderá sentir aroma de manteiga derretida (que não poderá ser discordado!) ou ainda um nuance de pimenta. O que torna interessante é o fato de testar os sentidos, e o que se sente ou deixa de sentir é subjetivo... da mesma forma na degustação.

Primeiro toma-se um pequeno gole pra que sejam estimuladas as papilas e prepará-las pro seguinte gole, aonde o vinho deverá passear pela boca, aí será questão de tempo e hábito pra que se possa apurar esses sentidos.

Pena que o tempo passou tão depressa, era informação pra ficarmos ali sem repetir assunto por muitas horas; um universo que apresenta um “mar” de conhecimentos e por isso é tão interessante. E pra mim, se perguntarem qual é o melhor vinho eu direi: - É aquele que, acompanhado de uma ótima companhia, bons amigos, músicas e um lugar bacana, irá proporcionar toda uma atmosfera de prazer e momentos únicos (é só não empinar a charrete rs).
Anderson, sucesso nessa sua nova empreitada, e como pude já experimentar, os vinhos são excelentes!!!



Marcia Gombos

Formada pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers - Divisão São Paulo), se atualiza constantemente com profissionais renomados do vinho, é habilitada pelo Senac na área de organização e marketing de eventos. Escreve uma coluna semanal para o portal IG canal Gourmet - Vinho em Notas.

Foi convidada a fazer parte do projeto piloto da loja Enoteca Fasano/SP, trabalhando por lá mais de 5 anos. Estagiou no restaurante Parigi e participou de grande eventos como o Vivo Open Air.
É a idealizadora da Tout du Vin, realizando cursos, palestras, desenvolvendo e coordenando eventos entre outras iniciativas voltadas ao mundo do vinho.

“O vinho é um momento de comunhão que une pessoas e faz com que compartilhem momentos eternizados num rótulo.” (Marcia Gombos)


Se você também teve uma experiência igual ou parecida com a do Romulo Neder e deseja expor no meu blog no quadro "Ponto de Vista" mande um e-mail para: andersonvinhosul@gmail.com terei o maior prazer em posta-lo!!!

19 de agosto de 2009

Dicas da minha namorada...




Recebi um email da minha namorada, com uma matéria muiiiito interessante.

Vamos aproveitar o inverno para tomar vinho?

Aí vai uma ótima dica, compre um bom queijo e acompanhe com um belo vinho e com uma ótima ou ótimas companhias...

Apesar de ser um hábito antigo, ainda há dúvidas sobre como fazer essa combinação. O vinho errado pode encobrir o sabor do queijo e vice-e-versa. Peguei umas dicas na internet para vc fazer a combinaçao perfeita.

Queijos de sabores suaves como o Gouda, Brie, Camembert e Provolone Fresco pedem vinho como o Mapu Cabernet Sauvignon.

Queijos de sabores intensos como o Reino, Parmesão, Grana, Gorgonzola e Provolones Curados pedem vinho Mapu Merlot.

Queijos de sabores frutados (adocicados) como o Emental, Gruyère, Estepe e o Prato Esférico vão bem com vinho branco frutado (suave)Temático Chardonnay.

É isso aí gente, precisando falem comigo!!

Denise, bj e me liga!!!

Créditos:
Denise Carvalho (mãe do Bubba).

18 de agosto de 2009

Breve história do Vinho


O cultivo da videira e a elaboração do vinho remonta a mais alta antigüidade.

As viníferas tiveram origem na Ásia Menor, mais especificadamente entre a Pérsia e a Armênia, de onde se propagaram para o Egito.

As inscrições encontradas nas tumbas egípcias nos dão certeza que este povo cultivava a videira uns 8 a 10.000 anos antes de nossa era.

Do Egito a viticultura propagou-se para o norte da África, Grécia, Itália, França e Espanha.

Por seu poder inebriante, o vinho sempre esteve associado a divindades e ao sobrenatural e, logicamente, envolvido em lendas.

Dos costumes cartagineses e romanos e citados pela própria Bíblia, o vinho passou a fazer parte da vida do Homem.

Devido à natureza seguir seu curso espontaneamente, originou a fermentação dos frutos, surgindo assim o vinho.Tido como um alimento, uma vez que era a forma de conservar a uva, preciosa comida na época, portanto a mais antiga bebida após a água.

Em 1857 os memoráveis estudos de Paster davam a explicação científica da fermentação alcoólica, do envelhecimento dos vinhos e de suas enfermidades, abrindo uma luz para os primeiros processos enológicos.

O início do cultivo da parreira no Brasil data de 1532, na capitania de São Vicente, introduzido por Martim Afonso de Souza que trouxe as primeiras mudas da Europa.

No Rio Grande do Sul data de 1875, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos, principalmente na Serra Gaúcha.

Dos tempos de nossos ancestrais aos dias em que vivemos certamente vai uma gigantesca distância. Porém se analisarmos a agia que esta nobre bebida exerce sobre as pessoas, não encontraremos muitas diferenças.



“ O vinho reúne, liberta e faz amigos, ontem, hoje e sempre.”

10 de agosto de 2009

De Onde Vem?







Um breve resumo de onde vem os vinhos Temático (Argentina). E os vinhos Rayun e Mapu (Chile).

9 de agosto de 2009

Ouvindo o Vinho?



Fuçando na internet essa semana encontrei um site interessante.
Trata-se de um podcast sobre vinho, ou seja, é um site que você tem que ouvir, isso mesmo, uma espécie de rádio do vinho. Lá você ouve um grupo de amigos reunidos em torno de uma garrafa, batendo papo de forma informal mas bem interessante.
Aí vai minha dica.
http://www.ouvindovinho.com.br/

5 de agosto de 2009

Para Mulheres




Vinho tinto aumenta desejo sexual da mulher
A libido aparece com força depois de uma taça da bebida

O poder afrodisíaco do vinho tinto pode ser comprovado depois de uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Florença (Itália), que indica que a bebida serve como ativador do desejo sexual feminino.

O estudo aconteceu com cerca de 800 mulheres que responderam questões ligadas ao consumo do vinho e a rotina sexual. De acordo com os pesquisadores, as mulheres responderam 19 perguntas ligadas a sexualidade e todas foram analisadas como sexualmente saudáveis.

O resultado mostrou que aquelas que consomem uma ou duas taças da bebida por dia, apresentam um desejo sexual muito maior que aquelas que não consomem nenhuma dose de vinho tinto, de acordo com as respostas do questionário.

Porém, os cientistas afirmam que a qualidade do sexo e a quantidade de orgasmos não apresentaram mudança significativa, mostrando que a bebida influencia somente o desejo da mulher e não os resultados na hora do sexo.

Por isso mulheres não deixem de tomar vinho, ele faz bem pro corpo e pra alma.
Os maridos, namorados, etc... Agradecem!!!
Saúde.

29 de julho de 2009

Cuesta Vinho Festival

Estou aqui em Bauru de "férias" e descobri que em Botucatu vai ter no dia 08 de Agosto das 14h às 22h - Areté Eventos - "III Cuesta de Vinhos de Botucatu", realizada pela Zahil, apresentando uma seleção de 50 vinhos da França, Itália, Portugal, Espanha, Líbano, Uruguai, Austrália, Chile e Argentina. Com a participação do Expert Jorge Lucki e Enólogo chefe das Bodegas Salentein, Laureano Gómez.

Info: (14) 3814-2727 ou 3815-1000
contato@areteeventos.com.br
site: www.cuestavinhofestival.com.br

23 de julho de 2009

Muitas vezes, abre-se uma boa garrafa de vinho que acaba não sendo totalmente consumida. Como fazer, então, para conservar a bebida?

Infelizmente, quando em contato com o ar, o vinho começa a se deteriorar rapidamente e irreversivel. Durante a fermentação e eventual estágio em tonéis de madeira, o oxigênio é benéfico à correta maturação dos vinhos, porém, uma vez engarrafados, passa a ser prejudicial. O fenômeno da oxidação também ocorre em vinhos fechados, só que mais lentamente, podendo levar muitos anos; em garrafas abertas, no entanto, a deterioração é notada rapidamente. Desaconselha-se até a decantação de vinhos muito antigos, pois, por serem mais frágeis, podem estragar no mesmo instante.
Uma vez aberta a garrafa, a oxidação é apenas uma questão de tempo. Quanto tempo? O processo é gradual. A cada dia o vinho estará um pouco mais oxidado, até atingir um ponto em que se tornará impossível bebê-lo - pode demorar horas ou vários dias. Vinhos com mais corpo e mais álcool resistem mais. Nenhum, contudo, escapa à decrepitude e jamais será a mesma coisa no dia seguinte. Podemos usar de artifícios para retardar a perda de qualidade.
A maneira mais óbvia e menos eficiente de conservar uma garrafa aberta é arrolhando-a e colocando-a na geladeira. A refrigeração retardará a oxidação. Outra maneira, por ser pouco eficiente e nada elegante, mas muito divulgada, é utilizar um canudinho de refrigerante e os próprios pulmões. Coloca-se um pouco de algodão na ponta do canudo para que a saliva não caia no vinho, enche-se o pulmão de ar e prende-se a respiração por alguns segundos. Em seguida, sopre no interior da garrafa. Com isso, ela se encherá de gás carbônico que, por ser mais pesado que o oxigênio, ocupará todo o recipiente. Deve-se arrolhar rapidamente a garrafa e guardá-la na geladeira.

20 de julho de 2009

TESTE: Você entende de vinho, ou só faz pose??




Olá pessoal, pesquisando sobre vinhos na grande rede, acabei achando esse teste da editora Abril, é de 2008 mas é muito interessante, e lá fui eu verificar como andam meus conhecimentos sobre vinho. Pra saber o resultado é só entrar no link abaixo.

Agora pare de rir e faça você mesmo o teste e não tenha vergonha de falar se foi bem ou mal.

Segue o link:

http://veja.abril.com.br/blog/vinho/teste/voce-entende-de-vinho-ou-so-faz-pose

15 de julho de 2009

TEMÁTICOS ARGENTINOS




Temático Chardonnay; Temático Torrontés, Temático Malbec / Syrah; Temático Malbec; Temático Reserva Viognier; Temático Reserva Malbec e Temático Reserva Syrah.

E o Temático Malbec que terá meia garrafa com 375ml.

14 de julho de 2009

NOVIDADE

Olá pessoal,

Estou trazendo novidades, chegou diretamente de Mendoza - Argentina e exclusivo para o Brasil, vinhos TEMÁTICOS.

O que é TEMÁTICO?
Significa um conceito pensado para exaltar o vinho como parte fundamental da cultura argentina. A vinícola está localizada no Valle de Uco, em Vista Flores, ao sul de Mendoza. As condições climáticas e o solo favorecem o cultivo de vinhas com baixo rendimento (1 a 2 garrafas por planta), o que resulta em vinhos com grande concentração de aromas e cor e taninos suaves, de grande expressão varietal.

TEMÁTICO é o projeto pessoal do enólogo Mauricio Lorca, um profissional com experiência adquirida nas mais reputadas bodegas argentinas.

Os vinhos:

Temático Chardonnay; Temático Torrontés, Temático Malbec / Syrah; Temático Malbec; Temático Reserva Viognier; Temático Reserva Malbec e Temático Reserva Syrah.

A outra novidade, é o Temático Malbec que terá meia garrafa.

Em breve fotos dos vinhos Temáticos.

6 de julho de 2009

MAPU CHARDONNAY RESERVA



Vinho 100% Chardonnay, de cor amarelo dourado, límpido e brilhante, com notas de frutas tropicais, flores brancas com toques mineirais.

Um vinho refinado e elegante.

Graduação Alcoólica 13,0%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

Cod. vinho 006

MAPU SAUVIGNON BLANC / CHARDONNAY



Vinho brilhante e limpo, amarelo dourado. Violeta, frutas tropicais e pêssego.

Fresco, suave.

Combina perfeitamente a maciez do Chardonnay com o toque Sauvignon.

Graduação Alcoólica 13,0%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

Cod. vinho 004.

MAPU MERLOT



Vinho 100% Merlot de bela cor rubi vivo, com notas de cereja e framboesa.

Um vinho de taninos maduros, intenso, fresco e equilibrado.

Graduação Alcoólica 13,5%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

Cod. vinho 003.

RAYUN CARMENÈRE



Vinho de cor rubi intensa.
Aromas de frutas pretas, especiarias com nota defumadas de café, chocolate, perfeitamente equilibradas com a fruta.

Os taninos maduros elegantes emprestam um paladar aveludado com uma textura rica e longa, um revestimento morno e doce.

Graduação Alcoólica 13,5%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

Cod. vinho 012

RAYUN SYRAH



Vinho 100% Syrah de cor violáceo escuro.
Aromas de frutas pretas, flores e especiarias.

Taninos maduros e macios, concentração média e bom equilíbrio.

Graduação Alcoólica 13,0%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

Cod. vinho 011

2 de julho de 2009

CACHAÇAS DE SALINAS - MG



Cachaças da tradicional cidade mineira, Salinas.
Salinas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 37.577 habitantes.

O município é conhecido pela qualidade do requeijão e da carne de sol, pelas tradições, pelo folclore e pela produção agropecuária. Mas nada lhe dá mais notoriedade do que as suas famosas cachaças, com destaque para a mística "Havana-Anísio Santiago", considerada a mais famosa e cara cachaça do país - a garrafa pode custar mais de quinhentos reais. Atualmente, o município é o mais importante pólo nacional de produção de cachaça de alambique com mais de 50 marcas e produção anual que gira em torno de 5 milhões de litros. Outras atrações da cidade são as Festas Juninas,o Festival Mundial da Cachaça, as jazidas minerais e o artesanato.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

MAPU CABERNET SAUVIGNON RESERVA



Vinho de bela cor vermelho intenso, com notas de amoras e especiarias.
Um vinho fresco, frutado e fino, com elegante estrutura de taninos maduros.

Graduação Alcoólica: 13,5%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

Cod. vinho 008

30 de junho de 2009

RAYUN SAUVIGNON BLANC



Vinho de cor amarelo claro com reflexos esverdeados.
Nariz intenso e elegante, lembrando maracujá e cítricos.
Fresco e frutado, com acídez bem integrada.
Produção limitada.

Graduação Alcoólica 12,5%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

Cod. vinho 009

Breve resumo sobre essa uva.

Sauvignon Blanc:
Cultivada principalmente no vale do Loire na Fraça. Exprime o melhor de si nos climas frios. Faz vinhos secos, elegantes, frescos e intensamente aromáticos, facilmente reconhecível pelas notas vegetais e minerais.

MAPU SAUVIGNON BLANC



Vinho 100% Sauvignon Blanc de muita vivacidade e refinamento, cor brilhante, amarelo pálido com tons esverdeados.
Aromas de frutas cítricas e tropicais.
Intenso, fresco e altamente aromático.

Graduação Alcoólica 13,0%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com

Cod. vinho 005.

Breve resumo sobre essa uva.

Sauvignon Blanc:
Cultivada principalmente no vale do Loire na Fraça. Exprime o melhor de si nos climas frios. Faz vinhos secos, elegantes, frescos e intensamente aromáticos, facilmente reconhecível pelas notas vegetais e minerais.

26 de junho de 2009

Taças e Harmonização

Taças e Harmonização

MAPU MERLOT RESERVA


Vinho 100% Merlot, de bela cor vermelho rubi, com notas de frutas vermelhas e toques de baunilha.
Um vinho fresco, equilibrado, que oferece elegante final.

Graduação Alcoólica: 13,5%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com
Cod. vinho 007

Uva Merlot
Cultivada em Bordeaux, quando vinificada sozinha, produz vinhos macios e com boa estrutura, aromáticos e de grande elegância. Completa muito bem a Cabernet Sauvignon para conferir delicadeza, sabores e aromas de ameixa.

25 de junho de 2009

RAYUN CABERNET SAUVIGNON


Vinho 100% Cabernet Sauvignon de cor escura profunda. Aromas de frutas vermehas, terra úmida, flores e especiarias.
Taninos maduros, boa concentraç]ao de fruta e equilíbrio.
Produção limitada.
Graduação Alcoólica 13,0%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com
Cod. vinho 010

Uva Cabernet Sauvignon
Originária de Bordeaux, é uma uva tinta e mais popular do mundo.
Faz vinhos geralmente encorpados, com muita cor e bons tons taninos.

MAPU CABERNET SAUVIGNON


Vinho 100% Cabernet Sauvignon de cor rubi vivo, com notas de groselha, framboesa e pimenta.
Um vinho de personalidade e elegância, de taninos maduros e pronto para beber.
Graduação Alcoólica: 13,5%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Boleto para 30 dias;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com
Cod. vinho 002

Uva Cabernet Sauvignon
Originária de Bordeaux, é uma uva tinta e mais popular do mundo.
Faz vinhos geralmente encorpados, com muita cor e bons tons taninos.

MAPU CABERNET SAUVIGNON / CARMENÈRE


MAPU CABERNET SAUVIGNON / CARMENÈRE
Vinho de bela cor vermelho intenso. Marcado por aromas de frutos negros, aroma e especiarias.
Fresco, frutado, fino e untuoso. Um equilíbrio perfeito entre a elegância do Cabernet Sauvignon e a untosiosidade do Carmenère.
Graduação Alcoólica: 13,5%.

Frete grátis para todo o Brasil;
Podendo mesclar.

Para maiores informações e preço envie um email para:

andersonvinhosul@gmail.com
Cod. vinho 001

Vinhos

Apresento a nova safra de vinhos recém chegados ao Brasil pela Impotadora Vinho Sul, uma empresa nova e que chega com um novo conceito de trabalho, com o slogan:
"SPREAD THIS PLEASURE".

Fomos buscar no valle central do Chile, os melhores vinhos Mapu e Rayun vinhos de safra nova e muito marcante, tenho certeza que os apreciadores de vinhos irão recomendar essas duas marcas.

Saúde!!!

1 de janeiro de 2009

Eno Blogs

Tâninos



Taninos são componentes obtidos da casca da uva, por isto só ocorrem nos vinhos tintos que dão ao vinho aromas complexos, estrutura, textura, boca plena e persistência.

Os taninos regem a idade do vinho. Um vinho novo é adstringente porque os taninos ainda não amansaram, um vinho jovem é aquele elaborado com poucos taninos de modo a permitir um consumo imediato, vinhos velhos são aqueles em que a evolução dos taninos gerou a complexidade aromática, vinho morto é aquele cujos taninos estão liquidados, e a cor rubi virou laranja. Isto ocorre porque o tanino age como um preservativo, assegurando a longevidade do vinho e dando tempo para que a polimerização dos fenís produza a longevidade.

Vinhos de pouca cor, como os Bourgognes, porque a acidez e o álcool ampliam os níveis de taninos. Os taninos dão ao vinho a adstringência, sensação tátil criada por uma reação química com uma proteína da saliva que anula seu poder lubrificante. Por isto, vinhos novos, como os caquis, "amarram" a boca.

Para os aficionados do vinho o tanino é a alma, para os leigos seu veneno. Quando as pessoas afirmam que o vinho está amargo, que preferem vinhos brancos e doces, a acusação recai no tanino. E como a sensibilidade é individual e atenua-se com o tempo, é difícil estabelecer uma regra geral, mas pratos à base de carnes atenuam os taninos e massas ou peixes, exacerbam. Mulheres reagem mais ao tanino do que os homens, e não me perguntem por quê.

Você não precisa consultar um especialista para avaliar sua percepção com taninos. Faça o seguinte, compre quatro garrafas de vinho do mesmo produtor, de cepas com diferentes dotações de taninos, em ordem crescente: Bonarda, Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon. (Álamos Catena lhe oferece estas quatro opções com ótima qualidade e preços acessíveis.) Vá provando em sucessivas refeições, cada uma delas com um prato de massa e outro de carne. A harmonia com as massas é maior no Bonarda e decai quando se avança para o Cabernet. Com a carne a curva faz o percurso contrário.

Lembre-se: Taninos separam os homens dos meninos. Eu também já fui menino e detestava vinhos tânicos. Nada contra Jardim da Infância, desde que você não fique lá a vida toda.

Creditos:
Luiz Groff.
http://www.portaldebauru.com.br/template.php?pagina=guia_comercial_ultima2.php&id_grupo=1&id_node=844

Glossário Enológico

- A -

ABOCADO - (do italiano "abbocato") - doce

ABERTO - de cor clara

ABRIR - diz-se que o vinho "está abrindo" (ou "abriu") quando está havendo (ou houve) crescimento de suas características (em especial do aroma), com um certo tempo após a abertura da garrafa

ACERBO - ácido, verde

ACIDEZ - Sensação de frescor agradável, provocada pelos ácidos do vinho (cítrico, tartárico, málico, lático, succínico) e que resulta em salivação

ACIDEZ VOLÁTIL - Acidez desagradável provocada pelos maus ácidos do vinho (acético, propiônico e butírico)

ACÍDULO - com acidez excessiva

ADAMADO - vinho para damas, suave e doce

ADOCICADO - doce e com baixa acidez, desequilibrado

ADSTRIGENTE - com muito tanino, que produz a sensação de aspereza (semelhante à sentida ao comer-se uma banana verde); o mesmo que tânico ou duro

AFINADO - bem envelhecido, maduro,equilibrado

AGULHA - Sensação de picada na língua produzida pelos vinhos espumantes

ALCOÓLICO - com muito álcool, desequilibrado

AMARGO - com amargor, indica defeito

AMÁVEL - suave ou ligeiramente doce

AMBIENTAR - (em francês CHAMBRER) deixar o vinho à temperatura ambiente, do recinto onde é servido

APAGADO - de aroma inexpressivo

AQUOSO - fraco, que teve adição de água

AROMA - odor emanado pelo vinho. O primário é proveniente da uva. O secundário é resultante da vinificação. O terciário origina-se do envelhecimento e é denominado buquê

AROMA DE BOCA - ver retrogosto

ÁSPERO - com excessivas adstringência e acidez (esta um pouco menor)

ASSEMBLAGE - mistura de vinhos diferentes; o mesmo que corte

AUSTERO - adstringente

AVELUDADO - macio, untuoso, viscoso com textura de veludo

AVINAGRADO - com odor e sabor de vinagre, deteriorado, inutilizado para o consumo


--------------------------------------------------------------------------------

- B -

BALANCEADO - que apresenta harmonia entre os aspectos gustativos fundamentais, em especial a acidez, a doçura adstringência e o teor alcoólico o mesmo que o equilibrado e harmônico

BOTRITIZADO - vinho de sobremesa doce licoroso, feito com uvas botritizadas, isto é, contaminadas com o fungo Botrytis
cinerea. Em poucas regiões do mundo de microclima específico como Sauternes na França, esse fungo, ao invés de
destruir as uvas, perfura-lhes as cascas grãos, provocando a saída de água e concentrando o açúcar. As uvas assim contaminadas ficam com aspecto de uvas passas e/ou apodrecidas, daí o nome podridão nobre ("pourriture noble",no francês, e noble rot, no inglês)

BOUCHONNÉE (frances - bouchon = rolha) - com odor de rolha (defeito)

BRUT (francês) - utilizado para espumantes muito secos

BUQUÊ - (do francês bouquet) - aroma complexo, também denominado aroma terciário, resultante do envelhecimento.


--------------------------------------------------------------------------------

- C -

CALDO - o vinho já pronto ou o mosto (veja verbete) que será fermentado

CARÁTER - conjunto de qualidades que dão personalidade própria ao vinho permitindo distinguí-lo de outros

CARNOSO - encorpado

CAVA - nome dos espumantes espanhóis

CHAMBRER (francês) - o mesmo que ambientar

CHAPTALIZAÇÃO (do francês, "Chaptalization") - adição de açúcar durante a fermentação (proibida em alguns países), técnica proposta pelo francês Chaptal.

CHATO - vinho sem acidez ou espumante que perdeu o gás, o mesmo que plano ou plat (francês) ou flat (inglês)

CHEIO - o mesmo que encorpado

CLAIRET (francês) - nome utilizado pelos franceses a vinhos tintos leves, frutados, quase rosés

CLARET (inglês) = CLARETE (francês) - vinho tinto de Bordeaux na França

COMPLEXO - com aromas multiplos, com buquê

CORPO - sensação tátil do vinho à bôca, que lhe dá pêso (sensação de "boca cheia") e resulta do seu alto teor de extrato sêco

CORTE - mistura de vinhos diferentes. O mesmo que assemblage (francês)

CRU (francês) - termo derivado do verbo "coître" (crescer) de múltiplos significados, dos quais os mais importantes são os que seguem. Na região de Bordeaux, "cru" tem o mesmo significado de "terroir" ou "château", isto é, uma propriedade específica de um único produtor. Na subregião do Médoc, os melhores vinhos são classificados em cinco níveis de "cru" (Premiers Crus, Deuxièmes Crus, etc.), seguidos dos "Crus Bourgeois". Nasoutras subregiões bordalesas, como por exemplo, Saint-Emilion, os melhores vinhos classificam-se em "Premiers Grand Crus Classés" e "Grand Crus Classés". Na região da Bourgone, "cru" significa o mesmo que "climat", isto é, uma comuna ou região delimitada com vinhedos de vários produtores que produzem vinhos semelhantes ou "domaine", uma única propriedade. Os melhores vinhos da Borgonha são designados "grand cru", seguidos dos "premier cru".

CURTO - que não deixa sabor persistente na boca; de retrogosto curto


--------------------------------------------------------------------------------

- D -

DECANTER (inglês) - decantador; frasco de vidro usado para decantar vinhos que possuem sedimento formado durante o
envelhecimento. É também usado para arejar ("respirar") o vinho antes de servi-lo

DELGADO - vinho de pouco corpo

DELICADO - equilibrado e sóbrio

DEMI-SEC (francês) - meio seco, ligeiramente doce

DENSO - viscoso, encorpado

DESARMÔNICO - que possui exacerbação de um dos componentes gustativos, mascarando-os (ex: excessiva acidez, tanicidade exagerada, doçura elevada) ; o mesmo que desequilibrado

DESBALANCEADO - o mesmo que desarmônico ou desequilibrado

DESEQUILIBRADO - O mesmo que desarmônico ou desbalanceado

DURO - o mesmo que adstringente e tânico


--------------------------------------------------------------------------------

- E -

ELEGANTE - o mesmo que delicado

ENCORPADO - que tem muito corpo

ENÓFILO - apreciador e estudioso de vinhos

ENOLOGIA - ciência que estuda o vinho

ENOLÓGICO - relativo à enologia ou ao vinho

ENÓLOGO - indivíduo que tem conhecimentos de enologia; formado em faculdade de enologia

EQUILIBRADO - o mesmo que balanceado

ESCANÇÃO - o responsável pelo serviço de vinhos de um restaurante;o mesmo que sommelier (francês)

ESPESSO - o mesmo que encorpado e cheio

ESPUMANTE - vinho com gás carbônico, efervescente; nos de qualidade o gás é resultante da fermentação


--------------------------------------------------------------------------------

- F -

FARTO - muito doce e com baixa acidez

FECHADO - jovem, recém-engarrafado, ou recém-aberto e que ainda não demonstra toda a sua potencialidade

FIRME - jovem com estilo

FLÁCIDO - sem estrutura, o mesmo que mole

FLAUTA - taça ideal para espumantes

FLORADO - com aroma de flores

FLORAL - o mesmo que florado

FOXADO (do inglês "foxed") - odor e gosto de pêlo de raposa, típico de uvas americanas, como as da espécie Vitis labrusca

FORTIFICADO - ao qual é adicionado aguardente vínica, como o vinho do Porto, o Madeira, o Jerez, o Marsala, o Banyuls e outros

FRANCO - sem defeitos; também usado para vinho que não deixa retrogosto

FRESCO - vinho que possui frescor, boa acidez

FRESCOR - sensação agradável transmitida geralmente pelos vinhos brancos, jovens ou espumantes, resultante de um ligeiro predominância da acidez, sem perder o equilíbrio

FRISANTE - efervescente, com pouco gás carbônico (menos que espumantes)

FRUTADO - com aroma de frutas


--------------------------------------------------------------------------------

- G -

GENEROSO - forte, com alto teor alcoólico

GORDO - suave e maduro

GRANDE - excelente

GRAPA ou GRASPA - Bebida destilada tipicamente italiana, produzida a partir das cascas e resíduos do mosto de uva.

GROSSEIRO - adstringente, sem elegância

GROSSO - elevada acidez e muito extrato


--------------------------------------------------------------------------------

- H -

HARMÔNICO - o mesmo que balanceado e equilibrado

HERBÁCEO - com aroma de ervas


--------------------------------------------------------------------------------

- I -

INSÍPIDO - sem gosto característico, sem caráter


--------------------------------------------------------------------------------

- J -

JOVEM - vinho geralmente frutado, pouco tânico com acidez agradável e que não se presta ao envelhecimento (Ex: vinhos brancos em geral, espumantes e a maioria dos vinhos brasileiros); pode também significar vinho recém-fabricado,que pode e deve envelhecer


--------------------------------------------------------------------------------

- L -

LEVE - com pouco corpo e pouco álcool,mas equilibrado; o mesmo que ligeiro

LIGEIRO - o mesmo que leve

LÍMPIDO -sem sedimento ou partículas em suspensão transparente

LONGO - de boa persistência (ver verbete)


--------------------------------------------------------------------------------

- M -

MADEIRIZADO - vinho branco oxidado que adquire cor que vai de dourada a castanho, aroma adocicado (cetônico) e gosto amargo

MADURO - no apogeu de sua vida; estado que precede a decadência

MAGRO - aguado, diluído, deficiente em álcool (etanol e glicerol); sem caráter

MOLE - sem acidez, sem caráter

MOSTO - líquido resultante da prensagem das uvas; suco; sumo

MOUSSEUX (francês) - espumante


--------------------------------------------------------------------------------

- N -

NERVOSO - com acidez e adstringência altas, não necessariamente excessivas

NEUTRO - sem caráter marcante

NOVO - do ano em que foi colhido ou com um ano de engarrafamento


--------------------------------------------------------------------------------

- O -

OLEOSO - viscoso

OPACO - turvo; velado; sem limpidez

ORGANOLÉPTICO(A) - sensorial, que sensibiliza os sentidos. As características organolépticas de um vinho são as suas sensações olfatórias, gustativas e táteis, percebidas durante a sua degustação

OXIDADO - que sofreu oxidação; envelhecido além do suportável; decomposto na cor (do dourado ao castanho para os brancos e do tijolo ao marron para os tintos), no aroma (adocicado, cetônico, etc.) e no sabor (desagradável e apagado); para os vinhos brancos tem o mesmo significado que madeirizado


--------------------------------------------------------------------------------

- P -

PASTOSO - o mesmo que encorpado

PÉ - borra; depósito; sedimento

PEQUENO - sem carater; secundário, inferior

PERFUME - o mesmo que buquê

PERLAGE - (francês) as bolhas dos espumantes

PERSISTÊNCIA - sensação do gosto deixado pelo vinho na boca (retrogosto) após ser deglutido ou cuspido. Quanto melhor o vinho, maior o tempo de persistência, do retrogosto: 2 a 3 segundos nos curtos, 4 a 6 segundos nos médios e de 6 a 8 nos longos

PESADO - encorpado, mas com pouca acidez; sem fineza

PETILLANT (francês) - efervescente; ligeiramente espumante

PLANO - sem sabor e sem corpo ou sem corpo e sem acidez; também usado como sinônimo de chato


--------------------------------------------------------------------------------

- Q -

QUENTE - Referência à sensação de calor causada pelo teor alcoólico alto de um vinho


--------------------------------------------------------------------------------

- R -

RAÇA - diz-se que um vinho é de raça ou raçudo quando tem alta qualidade

RAPADO - o mesmo que magro

RASCANTE - adstringente; tânico

REDONDO - maduro e equilibrado

RETROGOSTO ou AROMA DE BOCA - sensação gustativo-olfatória final deixada pelo vinho na boca, após ser deglutido ou cuspido. Ela é percebida através da aspiração do ar pela boca, o que provoca a sua passagem pela nasofaringe (comunicação entre a boca e o nariz) e a consequente estimulação dos receptores olfatórios no nariz. Alguns estudiosos preferem utilizam a palavra retrogosto para as sensações desagradáveis percebidas ao final da degustação

ROBUSTO - encorpado, nervoso e, sobretudo, redondo

ROLHA - diz-se que o vinho tem odor e/ou gosto de rolha quando apresenta aroma desagradável passado por rolha contaminada pela Armillaria mella (fungo parasita da casca da árvore com a qual é feita a rolha, o sobreiro)


--------------------------------------------------------------------------------

- S -

SÁPIDO - com acidez moderada ( entre o chato e fresco )

SEDOSO - o mesmo que aveludado

SEIVA - (do francês sève), diz-se que um vinho tem seiva quando é um grande vinho

SOMMELIER - (português brasileiro) ou escanção (português europeu) é um profissional especializado, encarregado em conhecer o vinhos e de todos os assuntos relacionados ao serviço deste. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e rotação de adegas e elabora cartas de vinho em restaurantes.

SUAVE - o mesmo que ligeiro; também significa vinho meio-doce (demi-sec)

SUR LIE (francês: sur = sobre; lie = borra) - vinho não filtrado, que vai do barril, onde ficou sobre a borra, direto para a garrafa.


--------------------------------------------------------------------------------

- T -

TÂNICO - que tem muito tanino ou no qual o tanino sobressai ; o mesmo que adstringente e duro

TANINO - substância existente na uva e que confere a adstringência ao vinho

TERROIR (francês) - literalmente designa o "terreno" onde se localiza um vinhedo, mas o seu sentido é muito mais amplo. Na realidade, designa as características do solo, do microclima e do ecossistema do local, responsáveis pela qualidade do vinhedo e, conseqüentemente, pela qualidade do vinho que ele originará.

TERROSO - com sabor de terra, do solo de onde veio a uva


--------------------------------------------------------------------------------

- U -

UNTUOSO - o mesmo que aveludado, sedoso e viscoso


--------------------------------------------------------------------------------

- V -

VELHO - bastante envelhecido

VERDE - com acidez acentuada, mas agradável e refrescante

VIGOROSO - saudável, vinho jovem em pleno vigor

VISCOSO - o mesmo que aveludado, sedoso e untuoso